domingo, 21 de outubro de 2018

ABRAÃO, ALIANÇA PROVADA

A aliança foi selada pela obediência de Abraão ao mandamento de Deus.

➤ Aliança
Esta aliança se constituía de 2 questões primordiais:

Gênesis 12: 1 – 3 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

 Bênção para o próprio Abraão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.”
Deus repetiu várias vezes estas promessas a Abraão cada vez dando mais detalhes e afirmando que Abraão seria uma bênção para toda terra.
Gênesis 15: 4 –  “ mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro.....assim será a tua semente”
Ex 3:15 o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, ... este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” alguns séculos mais tarde Deus se apresentou para Moisés descrevendo quem Ele era,
Lc 1:54-55 a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.” Ainda mais tarde a profetiza Ana descreveu a promessa cumprida ao povo judeu.

 E foi-lhe imputado, isto por justiça
“Justiça imputada” significa substituir nossa vida pecaminosa por Sua vida sem pecado. Ela vem de fora de nós, é creditada a nós.

 Benção para as outras pessoas através dele: “Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

 A Bênção era para Abrão e sua descendência
Desta forma, podemos entender que a promessa que foi dada a Abraão perpetua para as gerações seguintes, Isaque, Jacó.
Assim, o legado de Abraão permanece até hoje para os descendentes de Abraão.

A presença de Deus se manifestaria na vida de Abraão poderosamente o tornando instrumento da manifestação de Deus para sua descendência

 A Bênção Passou para os Cristãos
Uma mudança de entendimento
Gl 3:7-9: Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.” Agora, os que são da fé é que são os filhos de Abraão.
Assim, a promessa de Abraão passou para os cristão, para mim e para você, que cremos. A promessa que nossa descendência seria como as estrelas dos céus e como os grãos da areia da praia são do povo de Deus. 

Deus deseja abençoar as nações através de nós. Assim, temos um destino além de nós mesmos, até os confins da terra

➤ A Bênção é para os filhos do milagre
Toda promessa de Deus exige um milagre para trazê-la a realidade. A fé traz a existência o cumprimento da promessa, da aliança.
Gn 26:4-5 “ ...porquanto Abraão obedeceu á minha voz” , por causa da obediência de Abraão o Senhor fez uma aliança com ele.

Todavia, mesmo que sejamos filhos de Abraão, podemos não herdar a promessa, se formos como Ismael. Ismael também era filho de Abraão, porém não era o filho da promessa.
Para sermos herdeiros da promessa precisamos ser filhos do milagre (pois Sara, esposa de Abraão era estéril e já tinha 90 anos quando concebeu a Isaque).

O que se consegue com nossas mãos não é resultado da promessa.

 Aliança provada: ativa a realidade do milagre em nossas vidas.
Gn 22: 1-4 “...e, havendo adorado” , por causa da obediência de Abraão o Senhor fez uma aliança com ele.
Uma semente possui nela mesmo o poder de se tornar uma grande árvore, mas precisa primeiro cair no chão e morrer para poder crescer.
Gn 22: 5-18 E em tua semente serão benditas todas as famílias da terra”

Até onde você está disposto a colocar os sonhos de Deus, como propósito primordial em sua vida ? Aonde está o teu coração ?
Porque Deus ama ao que dá com alegria, você determina até onde irá com o Senhor.

Em Cristo,
C. Alexandre, profeta 
MAPL - Onde o Espírito de Deus, está aí há Liberdade

ABRAÃO, VISÃO ⟺ DESTINO



A tomada de consciência de Abrão de que era Deus, que o chamava não se deu de forma instantânea, miraculosa, não é fruto do acaso. Todo um processo contínuo da descoberta pessoal de Abraão, o que ocorreu após uma longa caminhada de amadurecimento de sua própria fé.

➤ Peregrino
Buscador. Aquele que percorre um caminho de busca por algo espiritual. 
Não somos escolhidos por méritos próprios, nem chamados de igual forma. Deus em Seu eterno amor se compadece dos que creem, dando-lhes uma nova vida, repleta de bençãos.
Mas eis aqui um dos motivos que me faz acreditar que Abraão precisava ser moldado em seu destino de peregrino, não obstante todo o amor que Abraão tinha pelo sobrinho, mais o objeto de seu amor Deus.

➤ Sai da tua terra (LÓ)

Gênesis 12: 1 – 6 “ “Sai-te da tua parentela, para a terra que eu te mostrarei”
 Abraão abriu mão de sua vida e de sua herança, da sua cultura e da sua terra;
Obedecendo a ordem do Senhor Deus de Israel, ele parte e leva consigo o sobrinho Ló. Lendo toda a trajetória de Abraão, percebemos que Ló jamais deveria ter partido com Abraão, mas deveria ter ficado e reconstruído sua vida em Hara.
Ló trouxe muitos problemas para o tio, especialmente porque ele não comungava da mesma fé .
Gn 13:14,15 “ Depois que Ló se apartou de Abraão, ele contemplou o futuro “
Não olhava na mesma direção de Abraão, de modo que não poderia ser herdeiro das mesmas promessas do tio.

➤ Moldando seu destino (montanhas e vales)

Abraão, precisou se fazer peregrino, sair de Hara, para montar e desmontar suas tendas em diversos lugares, em uma representação de que a vida segue esse roteiro de “montanhas e vales” e em cada lugar que chegamos sempre haverá a necessidade de viver pela fé. Deus é o que nos dá a certeza das coisas, mesmo quando não encontramos motivos para isso.

➤ Agar (dando um jeitinho na promessa)

O destino de Abraão era alcançar o ilimitado estágio da fé em um Deus que jamais abandona.
Gn 16: 1- 6 “ Agar gera a Ismael”
Em um Deus que perdoa, mesmo quando fraquejamos e não conseguimos alcançar sua visão, um ter clareza nossos seus propósitos em nossas vidas, vem os momentos de silêncios de Deus.
E enquanto Abraão  se divertia com Ismael e apaziguava os conflitos entre Sara e Agar, Deus silenciava: Quatorze anos sem se manifestar para Abraão.

➤ Muda o nome

Gn 17: “ Muda o nome para Abraão e Sara”
Anda em minha presença, me obedece e herdará tudo que tenho preparado para ti. O inimigo tentou roubar sua benção te enganado com falsa promessas.

Eis-me aqui novamente para te fazer chegar a Terra prometida.

A Bíblia diz que após ouvir Deus Abraão “cai com o rosto em terra”. Ele estava com o coração quebrantado, em mil pedaços, ansioso por restabelecer a comunhão, por obedecer e ver cumprida a promessa.
Foi aqui que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e de sarai para Sara. Quando ele tornara-se um homem diferente, arrependido,  convicto de que havia falhado e queria ser redimido para herdar as promessas.

➤ Seis Aparições. (Vitel)
Deus sabe como trabalhar com nossos corações, moldar os nossos destinos conforme sua palavra.
Você sabe o que é uma vitela? É a denominação que geralmente se dá à vaca com menos de um ano. A carne da vitela é deliciosa, tenra, macia, somente em ocasiões especiais o dono do rebanho mandava matar uma vitela

O destino de Abraão muito nos ensina. Ele não era um homem perfeito, mas tinha uma fé a ser  aperfeiçoada que o fazia  levantar e prosseguir.

Foi preciso ele se despojar do passado, das tradições, dos murmúrios do mundo e fixar o olhar em Deus e nas promessas.
Qual o passado que ainda nos atormenta? Qual é o “Ló” que ainda nos acompanha? Qual é a “Agar” que abraçamos como nossa e que resultou em contendas?
Deus tem um plano especifico para mim e para você, entregue a ele o seu melhor.

Em Cristo,
C. Alexandre, profeta 
MAPL - Onde o Espírito de Deus, está aí há Liberdade

ABRAÃO, O CHAMADO

A um convite da parte de Deus chamando Abrão para um propósito que havia no coração de Deus, e levá-lo a um destino profético, onde através da sua vida todas as famílias da Terra serão alcançadas.
Desejo de Deus para nos abençoar, nos engrandecer, multiplicar e nos fazer próspero.

 O Chamado de Deus para Abrão
Gênesis 12: 1 – 6 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
O que é benção para você, qual o entendimento para a realidade de nossa jornada aqui nessa Terra ?

➤  Para a terra que eu te mostrarei
AT - a palavra bênção geralmente traduz o hebraico berakhak, que pode significar algo como “bênção”, “fonte de bem/bênção”, “prosperidade”, “louvor de Deus”, “presente” e “acordo de paz”.
NT - a palavra bênção é usada para traduzir o grego eulogia, que pode significar “louvor”, “gratidão”, “invocação de bênção”, “consagração”, “benefício”, no sentido de generosidade;
 - Bênção é a manifestação da presença de Deus em alguma área de nossas vidas, família, cidade ou nação.
-  Bênção é o resultado da aprovação de Deus sobre a vida de alguém, sobre uma família, sobre uma nação que se manifesta de diversas forma segundo o seu eterno poder.
- Benção é a manifestação plena do amor de Deus, com recompensa aqueles que se aproximam dele, e creêm no seu caráter, pois ele é galadoador sobre aqueles que o buscam.

Benção é a presença do Senhor acumulada e em ação, em atividade plena em nossas vidas, pois na presença do Senhor e sob sua aprovação, todas as coisas são transformadas.


➤ Sai da tua terra
Abraão abriu mão de sua vida e de sua herança, da sua cultura e da sua terra;

A terra trazia identidade, cidadania, costumes e línguas conhecidas para Abraão, além de bens que ele não poderia levar a lugar algum, seria uma grande renúncia financeira pois ele teria que deixar tudo para trás.

➤ Sai da tua parentela, e da casa de teu pai
Abraão viveu com pessoas que não entendia a língua, enfrentando costumes que não conhecia, e que não lhe eram familiares; e que em UR eram costumes de nações pagãs.
A parentela, apontava para num regime político de clãs, onde as famílias viviam naquela época, isso trazia não somente segurança física, como poder político e influência e distinção na cidade.
Casa de teu pai aponta para deixar para trás o legado que ele havia recebido, os laços afetivos, os parentes mais chegados e o nome da família, a herança familiar.

➤ Da casa de teu pai
Abrão abandonou seus parentes, sua terra como elemento de identidade, levando consigo somente o que se pode carregar, para ir de encontro a uma terra que ele iria conhecer.
Que seria revelada, mostrada, uma promessa que consistia somente na palavra do Eterno.
Como Abraão teve a coragem e a fé suficiente para partiu sob uma promessa ? Mas Deus o desafia a ser uma bênção. A ser uma prova viva da manifestação do poder de Deus

Abraão tinha o essencial: a presença do Senhor estava com ele, foi chamado a ser uma prova viva da manifestação do poder de Deus.

➤ A Promessa de Deus para Abraão
Gênesis 12: 2 - 3 “ abençoar-te-ei, ...tu serás uma benção “
- Bênção para o próprio Abraão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.”
A promessa estava sobre Abrão, diante de todas as circunstâncias, ele havia sido chamado para isso, interessante que confirma através do seu caráter que essa benção o tornaria uma grande nação (Israel), e que o nome dele seria engrandecido.
- Benção para as outras pessoas através dele: “Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;...
Mas Deus o desafia a ser uma bênção. A ser uma prova viva da manifestação do poder de Deus. Para que isso se torne possível, o próprio Deus se une a Ele, numa linguagem de aliança:
 “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.
Deus estava dizendo: se reconhecerem a minha presença na sua vida, eu me manifestarei benignamente; se negarem a minha presença na sua vida, eu julgarei como se estivessem negando a mim mesmo.

➤ O local do juramento
Gênesis 12: 6 -7  “ Edificou um altar”
- Quem revelou a Abrão sobre o altar ? O sacrifício ?
No Antigo Testamento, quando o fogo de Deus caía sobre um altar, mostrava que aquele era um sacrifício aceitável ao Senhor, o altar era o lugar aonde se ofereciam os sacrifícios, onde Israel sabia que era possível se aproximar de Deus, pôr meio do sacrifício.
- O que o altar representa ?
Um lugar de adoração, um lugar de consagração e devoção, um lugar para se encontrar com Deus, mas também um lugar de morte, onde nossas vidas são oferecidas a Ele, como sacrifícios vivos diante do Senhor
No Antigo Testamento, quando o fogo de Deus caía sobre um altar, mostrava que aquele era um sacrifício aceitável ao Senhor, o altar era o lugar aonde se ofereciam os sacrifícios, onde Israel sabia que era possível se aproximar de Deus, pôr meio do sacrifício.
O fogo de Deus caiu sobre o sacrifício de Abraão, então o Senhor sela a aliança com o homem aqui na Terra.

Em Cristo,
C. Alexandre, profeta 
MAPL - Onde o Espírito de Deus, está aí há Liberdade