domingo, 21 de outubro de 2018

ABRAÃO, ALIANÇA PROVADA

A aliança foi selada pela obediência de Abraão ao mandamento de Deus.

➤ Aliança
Esta aliança se constituía de 2 questões primordiais:

Gênesis 12: 1 – 3 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

 Bênção para o próprio Abraão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.”
Deus repetiu várias vezes estas promessas a Abraão cada vez dando mais detalhes e afirmando que Abraão seria uma bênção para toda terra.
Gênesis 15: 4 –  “ mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro.....assim será a tua semente”
Ex 3:15 o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, ... este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” alguns séculos mais tarde Deus se apresentou para Moisés descrevendo quem Ele era,
Lc 1:54-55 a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.” Ainda mais tarde a profetiza Ana descreveu a promessa cumprida ao povo judeu.

 E foi-lhe imputado, isto por justiça
“Justiça imputada” significa substituir nossa vida pecaminosa por Sua vida sem pecado. Ela vem de fora de nós, é creditada a nós.

 Benção para as outras pessoas através dele: “Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

 A Bênção era para Abrão e sua descendência
Desta forma, podemos entender que a promessa que foi dada a Abraão perpetua para as gerações seguintes, Isaque, Jacó.
Assim, o legado de Abraão permanece até hoje para os descendentes de Abraão.

A presença de Deus se manifestaria na vida de Abraão poderosamente o tornando instrumento da manifestação de Deus para sua descendência

 A Bênção Passou para os Cristãos
Uma mudança de entendimento
Gl 3:7-9: Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.” Agora, os que são da fé é que são os filhos de Abraão.
Assim, a promessa de Abraão passou para os cristão, para mim e para você, que cremos. A promessa que nossa descendência seria como as estrelas dos céus e como os grãos da areia da praia são do povo de Deus. 

Deus deseja abençoar as nações através de nós. Assim, temos um destino além de nós mesmos, até os confins da terra

➤ A Bênção é para os filhos do milagre
Toda promessa de Deus exige um milagre para trazê-la a realidade. A fé traz a existência o cumprimento da promessa, da aliança.
Gn 26:4-5 “ ...porquanto Abraão obedeceu á minha voz” , por causa da obediência de Abraão o Senhor fez uma aliança com ele.

Todavia, mesmo que sejamos filhos de Abraão, podemos não herdar a promessa, se formos como Ismael. Ismael também era filho de Abraão, porém não era o filho da promessa.
Para sermos herdeiros da promessa precisamos ser filhos do milagre (pois Sara, esposa de Abraão era estéril e já tinha 90 anos quando concebeu a Isaque).

O que se consegue com nossas mãos não é resultado da promessa.

 Aliança provada: ativa a realidade do milagre em nossas vidas.
Gn 22: 1-4 “...e, havendo adorado” , por causa da obediência de Abraão o Senhor fez uma aliança com ele.
Uma semente possui nela mesmo o poder de se tornar uma grande árvore, mas precisa primeiro cair no chão e morrer para poder crescer.
Gn 22: 5-18 E em tua semente serão benditas todas as famílias da terra”

Até onde você está disposto a colocar os sonhos de Deus, como propósito primordial em sua vida ? Aonde está o teu coração ?
Porque Deus ama ao que dá com alegria, você determina até onde irá com o Senhor.

Em Cristo,
C. Alexandre, profeta 
MAPL - Onde o Espírito de Deus, está aí há Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário