ENTREGUE-SE AO PROCESSO
Quando Deus decidi revelar a nós sua glória e o seu poder Ele nos conduz a um processo divino de preparação onde cada fase devemos nos entregar aos processos de Deus, envolve algumas fases onde o Eterno vai marcando nosso corações com uma profunda mudança no nosso caráter.
1. ESCOLHA
Deuteronômio 11:26-28 “ Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
A liberdade envolve as escolhas que nós devemos fazer. Com nossas escolhas há consequências, isto significa que com a liberdade vem a responsabilidade.
Por quê ?
Não pode haver verdadeira autoridade sem responsabilidade correspondente. Assim, quanto maior for a autoridade, maior é o potencial para o bem ao se fazer a escolha certa – mas também é o potencial para o mal quando fazemos uma escolha errada.
QUAL TEM SIDO NOSSAS ESCOLHAS ?
2. LIBERTAÇÃO
Todos os homens de Deus separados por Ele para um propósito tiveram que se entregar totalmente ao processo de Deus em suas jornadas.
Exodo 2: 11- 14 “ E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
Moisés sabia que Deus o havia chamado para libertar os filhos de Israel; mas queria fazê-lo à sua própria maneira, alguns pontos quero elucidar para conhecermos o processo de Deus:
- Usava as vestes de um príncipe do Egito. A Bíblia diz que Moisés "olhou para um lado e para o outro" antes de assassinar o egípcio. O que faltou a Moisés foi olhar para cima!
- Uma circunstância oportuna, ele queria saber se os homens estavam observando e, obviamente, não se preocupou com o fato de que Deus estava a observar.
- Tempo de enfrentar aquela situação, o problemas é que Moisés decidiu fazer a aquilo a sua maneira, fazer as coisas com suas próprias mãos, saindo totalmente fora da vontade de Deus.
No final da história, um homem foi morto. Este era o modo egípcio, não o modo de um libertador da casa de Israel.
Deus Permitirá que Você Faça as Coisas à Sua Maneira, e VOCÊ se responsabilizara pelas suas decisões.
Moisés tentou resolver um problema e o fez no seu tempo e do seu modo, Deus tem um plano, um modo, um tempo e um lugar para fazer coisas extraordinárias em nossas vidas.
Moisés estava no início do processo da ENTREGA!
3. ENTREGA
Nesta fase de sua vida, podemos observar três fases na vida de Moisés:
- Moisés passou os primeiros 40 anos de sua vida: aprendendo a ser um príncipe na casa de Faraó, formado em egiptologia.
- Moisés passou os 40 anos seguintes de sua vida: aprendendo a ser um pastor, cuidando de ovelhas no deserto.
- Nos últimos 40 anos de sua vida: Moisés aprendeu a ser um profeta, um estadista, um libertador da casa de Israel.
O poder no reino de Deus vem quando há escolha+libertação, quando estamos dispostos a ser entregar totalmente ao processo de Deus.
Deus levou Moisés, o príncipe do Egito e assassino, para o deserto a fim de ensiná-lo a ser um pastor e libertador. Foi no "deserto da entrega" que Moisés aprendeu muitas coisas de que necessitava para conduzir Israel pelo Sinai.
Moisés descobriu que o processo de entrega poderia transformar seus pontos fortes em pontos fracos, ele descobriu a chave e o poder da renúncia .
I Corintios 1: 27-29 “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;
4. DECISÃO
Precisamos ser habilitados a entender o movimento que a palavra produz em nossas vidas, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
● A vara de Deus.
Êxodo 4:1 - 5 “ Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Sabemos que era apenas uma vara, um cajado de pastor, contudo, essa vara transformou-se em um milagre, através do poder da palavra, segundo a decisão que Moisés havia tomado.
Era costume de um pastor no tempo de Moisés e Davi talhar e gravar suas experiências ou história pessoal no seu cajado. Então, o cajado era passado de geração em geração como um objeto de herança da família. Quando Deus disse a Moisés: "Dê-me seu cajado", foi como se ele estivesse dizendo: "Dê-me seu passado."
A vara era um símbolo de autoridade, Deus diz dê me sua autoridade, tudo o que você tem, seu passado sua história, é nesses momentos que descobrimos o poder de nossas decisões.
5. RENÚNCIA
O processo de renúncia e preparação em nossas vidas pode, às vezes, parecer confuso, pois Deus opera de maneira sobrenatural.
Êxodo 14:13-16 “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Moisés tentou tirar os filhos de Israel do Egito, mas de repente, os israelitas acabaram encurralados na margem do mar Vermelho com o furioso exército de Faraó estava indo aniquilar os hebreus.
Uma vez fora da vontade de Deus, Moisés nem mesmo conseguiu manter um egípcio escondido na areia.
Quando ele se entregou totalmente ao processo de Deus a vontade de Deus, ele foi capaz de enterrar exército mais poderoso de Faraó no leito do mar Vermelho, no maior ato de guerra no AT.
E nesse ato Deus marcou de uma maneira sobrenatural a vida de Moisés, e será contigo nessa sua jornada, bem vindo ao tempo de Deus.
Em Cristo
Carlos Alexandre, profeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário